Quem foi Nelson Freire?

Nelson Freire nasceu no dia 18 de outubro de 1944 na cidade de Boa Esperança em Minas Gerais e desde pequeno já demonstrava talento musical. Começou a tocar piano aos 3 anos e se apresentou pela primeira vez para um público com uma composição de Mozart. Sua família ficou muito impressionada com o talento de Nelson e o incentivou a começar a ter aulas de piano.

No início da adolescência foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro e pouco tempo depois conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta, em Lisboa. Aos 24 anos, estreou na Orquestra Filarmônica de Nova York. O pianista foi o único brasileiro a ser incluído na coletânea “Great Pianists of the 20th Century”, que conta com gravações de 72 pianistas do mundo.

Em 2019, Nelson quebrou seu braço direito ao cair durante um passeio no Rio de Janeiro, por causa disso precisou passar por uma cirurgia e ficou distante dos palcos, porém não foi possível voltar aos espetáculos com o início da pandemia. Para a revista estadunidense “Time”, Nelson é um dos pianistas mais emocionantes de todos os tempos.

Nelson Freire morreu aos 77 anos, no dia 1 de novembro de 2021 em sua casa no Rio de Janeiro. Várias pessoas prestaram suas homenagens ao pianista e exaltaram o seu legado na música clássica.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo