Piano

O piano é um instrumento musical de cordas percussivas composto por um teclado de 88 teclas e seu som é gerado pelo acionamento dos martelos de madeira, que percutem as cordas no seu interior.

Criado pelo italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700, o piano foi idealizado para ser uma evolução do instrumento cravo, a principal diferença entre os dois instrumentos é o som, o piano consegue emitir sons suaves ou fortes dependendo da intensidade colocada já o cravo não possui essa capacidade. Em 1783, o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito no piano, o que causou uma grande evolução no instrumento, alguns anos depois, em 1821 o francês Sébastien Ehard criou o mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente, com o passar do tempo o piano foi sendo aperfeiçoado até chegar ao instrumento que conhecemos hoje.

A referência mais antiga de um piano no Brasil é datada de 1798 no inventário post-mortem do botânico Antônio Pereira Ferreira, porém a inserção do piano no Brasil é atribuída a família real em 1808. Já a primeira obra brasileira escrita para piano é datada de 1821, foi composta pelo padre José Maurício Nunes Garcia e é intitulada "Compêndio de Música e Methodo de Pianoforte”.

O piano foi muito popularizado no século 19 e nessa época surgiram os pianeiros, pessoas que tocavam piano de ouvido, temos como exemplo Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.




6 visualizações0 comentário