Musicalização Infantil
top of page

Musicalização Infantil

A musicalização infantil é um conjunto de atividades que sensibilizam a criança para os sons a sua volta. De forma intuitiva e lúdica ela trabalha e amplia a percepção da criança para fundamentos como ritmo, melodia e harmonia. A aula de musicalização infantil é cheia de jogos e brincadeiras cantadas e dançadas, tendo como objetivo proporcionar vivências musicais em um ambiente onde as crianças se divirtam, interajam com os colegas e professores e conheçam as distintas possibilidades do som.

A música desde a infância aguça a sensibilidade e a afetividade, enriquece a comunicação, trabalhando a autoestima e a confiança, mas além desses pontos a musicalização traz alguns benefícios para as crianças como:

  • Desenvolvimento da cognição: a criança desenvolve habilidades cognitivas que auxiliam desde a memória, criatividade, motricidade e até a concentração.

  • Conhecimento musical: cria-se um estado mental favorável para a compreensão da sonoridade e com a disposição para assimilação de conhecimentos musicais. Com isso, futuramente, a criança poderá desenvolver habilidades em canto e aprender com mais facilidade a tocar instrumentos musicais.

  • Aumento da percepção corporal e da coordenação motora: com o ritmo a criança movimenta o corpo e desenvolve a percepção corporal e a coordenação motora. Através da melodia de cada canção, a criança entende e distingue a sonoridade entre as notas musicais e aprende a movimentar o corpo de acordo com os ritmos e harmonias.

  • Desenvolvimento da fala e do vocabulário: o cantar contribui para o desenvolvimento da fala e de um vocabulário rico. Com os jogos de improvisação, a agilidade do raciocínio lógico e a capacidade de concentração são estimuladas. Nas aulas em grupo, o cantar e o tocar todos juntos simultaneamente faz com que os pequenos busquem a harmonização sonora, o que auxilia na socialização, no convívio e agrega valores como o respeito pelo próximo. Quando muito novos, essa socialização também ajudará com que eles falem mais e aprendam a se expressar mais rápido e melhor.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page