A importância do diferencial competitivo nas instituições de ensino: parte 2
top of page

A importância do diferencial competitivo nas instituições de ensino: parte 2

O especialista em marketing, Philip Kotler, define o diferencial competitivo como “diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”. Em resumo, o diferencial competitivo é o conjunto de aspectos que fazem com que uma empresa se diferencie das demais, entregando valor aos seus consumidores e fazendo com que prefiram a sua escola.

Com a definição de diferencial competitivo, Kotler traz também a definição de vantagem competitiva dizendo que a mesma “contribui significativamente para os benefícios percebidos pelo cliente”, para ele a vantagem está ligada a percepção do público consumidor, ou seja, ela só é válida no momento em que o cliente percebe esse benefício.

A importância de se ter um diferencial competitivo, é que isso cria uma identidade sólida na mente do cliente, sendo possível fazer a fidelização deles que sempre que precisarem irão lembrar do seu produto e fazer uma propaganda espontânea, como consequência dessa ação haverá a conquista de novos clientes ajudando também a firmar a sua instituição no mercado educacional trazendo reconhecimento ao seu serviço.

Temos como exemplo de diferencial competitivo na instituição de ensino:

  • Acompanhamento personalizado com os alunos;

  • Equipamentos de última geração;

  • Atividades extracurriculares (música, dança, teatro, esportes, trabalho voluntário, entre outros).

No próximo post falaremos sobre como descobrir o diferencial competitivo da sua instituição de ensino.


bottom of page