Bateria
top of page

Bateria

A bateria é um instrumento musical de percussão, ela é formada por um conjunto de instrumentos sendo eles tambores e pratos de metais de diferentes timbres. É tocada com dois bastões de madeira ou silicone que são chamados de baquetas e é utilizada em músicas de diversos estilos como pop, rock, samba, jazz, reggae, MPB, sertanejo, entre outros.

O tambor é um dos instrumentos mais antigos conhecido pelo homem, vindo desde o período neolítico, acredita-se que eles eram feitos com pedaços de troncos ocos cobertos com pele animal. Os pratos também são instrumentos muito antigos, existem evidências de pratos desde o antigo Egito. Porém, até 1910, esses instrumentos eram tocados separadamente até que surgiu a ideia de juntar eles para que uma pessoa pudesse tocá-los sozinha e ao mesmo tempo, essa ideia só foi possível com a invenção de William F. Ludwig, o pedal. O primeiro modelo prático de pedal era feito de madeira, mas a invenção começou a repercutir então William e seu cunhado, Robert Danly, começaram a investir em modelos de aço.

Após a invenção do pedal, os primeiros bateristas apoiavam as partes do instrumento em móveis, como cadeiras, bancos, entre outros, então a invenção das estantes feitas para apoiar a caixa facilitaram a vida dos bateristas. O chimbal, pratos que se chocam, só apareceram em 1940. E todas essas invenções fizeram com que a bateria se tornasse o que ela é hoje.

A bateria é composta pelos seguintes instrumentos:

  • Caixa: tambor de madeira ou metal com formato achatado e pele de acrílico em cima e em baixo.

  • Chimbal: dois pratos, um virado para cima e outro para baixo ligados a um pedal que é acionado para unir os pratos extraindo o som.

  • Bumbo: tambor mais grave que fica em pé e é tocado por uma baqueta ligada a um pedal.

  • Tons: são geralmente 2 tambores localizados na parte central na frente da bateria.

  • Pratos: discos metálicos onde são extraídos os sons mais agudos e altos.

  • Baquetas: bastões usados para extrair os sons dos tambores e pratos, pode ser feito de madeira, nylon, feltro e metal.

  • Surdo: tambor menos grave que o bumbo e serve para marcar o ritmo da música.

No Brasil há quem diga que a bateria foi trazida pelo pianista e baterista Harry Kosarin em 1919, outros dizem que o precursor da bateria no Brasil foi Luciano Perrone.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Violino

Piano

bottom of page