A importância do diferencial competitivo nas instituições de ensino: parte 1
top of page

A importância do diferencial competitivo nas instituições de ensino: parte 1

Atualizado: 3 de set. de 2021

A cada ano as escolas particulares vêm enfrentando mudanças e com a pandemia muitas escolas tiveram que se reinventar para se sobressair à concorrência, porém ainda existem alguns desafios que perduram para as instituições de ensino particulares.


1. Inadimplência em alta

Um dos grandes desafios das escolas particulares é a inadimplência, as instituições precisam encontrar soluções para que os responsáveis paguem as mensalidades em dia.

2. Inovação

A inovação é um grande diferencial para uma escola e traz uma vantagem a instituição, é preciso contemplar a melhoria atrelada a inovação.

3. Sustentabilidade

Esse é um dos pilares para a mudança de muitas escolas particulares, um projeto escolar estratégico e um gerenciamento assertivo ajudariam nessa transformação.

4. Gestão assertiva

É preciso à frente da instituição um gestor que consiga exercer uma gestão enxuta, tenha foco em resultados e seja acessível aos responsáveis e alunos.

5. Capacitação contínua

O professor lida diretamente com o aluno, é preciso que ele esteja sempre atualizado e capacitado.

6. Ser indispensável

Para que uma instituição se torne indispensável é necessário apresentar resultados significativos e construtivos.

7. Referencial no mercado

Ao apresentar resultados em diferentes categorias e fazer com que seus alunos sejam destaques em qualquer área (nos vestibulares, esportes, dança, música, etc.) a escola se torna um referencial no mercado.

8. Valorização dos educadores

Se a instituição quiser reter bons profissionais em sua equipe é preciso valorizá-los e respeitá-los acima de tudo, oferecendo benefícios, oportunidades, plano de carreira, entre outros.

9. Diferenciais competitivos

Por qual motivo os pais devem matricular seus filhos na sua escola? Se a sua resposta foi por ter os melhores professores, uma ótima infraestrutura, qualidade de ensino e segurança, saiba que esses não são verdadeiros diferenciais, isso é o mínimo que uma instituição de ensino deve oferecer.

Mas o que você pode fazer para agregar diferencial à instituição e se colocar acima de seus concorrentes? É necessário utilizar diferenciais competitivos. No próximo post falaremos um pouco mais sobre esse assunto.


bottom of page