Segundo Kotler, existem duas maneiras de se obter vantagens competitivas, a primeira é dominando as competências de sua instituição, trabalhando elas para se encaixarem em mercados diversos e fazendo com que não sejam copiadas. A segunda maneira descrita por Philip é tendo capacidades distintas e que apresentem excelência em processos mais amplos, como, por exemplo, ambiente cativante, marketing olfativo e música.
Portanto, para criar um diferencial competitivo é preciso identificar o estado atual da instituição (suas características, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças) e depois traçar metas e estratégias que te diferenciem no mercado educacional, porém, essas estratégias têm que seguir alguns pontos que as fortaleçam, como, por exemplo:
Gerar valor para o cliente;
Ser único;
Não ser facilmente copiado;
Ser superior aos concorrentes.
Quando o diferencial competitivo de sua instituição estiver definido é necessário divulgá-lo, associando ele a identidade da escola, pois caso não seja, ficará desconhecido para o seu público não sendo assim um diferencial.
É importante entender o que te diferencia do seu concorrente, uma vez que o diferencial competitivo está atrelado a qualidade do seu serviço e é o que te torna memorável ao cliente, procure buscar sempre a inovação da sua instituição de ensino, estreitando a relação entre a escola e seu público-alvo, fortalecendo a sua equipe e os capacitando, resolvendo problemas de forma criativa e olhando para a instituição, descobrindo as suas oportunidades e pontos fortes para trazerem reconhecimento.
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