10 motivos para as crianças estudarem música: parte 2

  • Disciplina nos Estudos Escolares

Sabemos que para estudar um instrumento requer disciplina e organização. E isso irá refletir nos estudos escolares das crianças, pois quando eles estudam música, eles aprendem a ter disciplina não só na música, mas em outras matérias. Elas aprenderão a ser mais persistentes na vida escolar e em outras áreas da vida.

  • Coordenação Motora

Desde uma brincadeira de roda a tocar um instrumento musical, nas aulas de música, o cérebro é desafiado a utilizar diversos movimentos ao mesmo tempo (cantar e dançar, cantar e tocar e dançar, etc.) Isto é fundamental nas primeiras fases de aprendizagem da criança, pois a música tem a capacidade de ajudar o cérebro a assimilar estas funções. Estudos mostram que crianças que estudam música têm maior domínio motor do que crianças que não estudaram.

  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

A música, quando estudada, estimula no cérebro a habilidade de resolver problemas matemáticos. Por isso, que nesta fase, é tão aguçado o raciocínio lógico das crianças. As escolas, de acordo com a Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio. Pois os benefícios que a música trás, são gigantescos para as crianças.

  • Percepção Auditiva

A percepção auditiva está muito ligada à memória auditiva, ambos se complementam e andam juntos no ensino da música. A criança aguça funções em todo o corpo, através do ensino musical, e não poderia ser diferente com a escuta. Percepção auditiva, nada mais é do que, é a capacidade de perceber e entender as diferenças entre sons.

  • Música como um "Hobby"

Por outro lado, há crianças que gostam de estudar um instrumento apenas como um "hobby", por prazer. De acordo com estudos, a música reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, especialmente se tratarmos das músicas clássicas. Por isso, nesta fase da vida, é imprescindível deixar o seu filho estudar um instrumento musical. Pois até pelo prazer, a música o auxilia.

  • Musicalização como um Instrumento

Não podemos deixar de citar a "musicalização infantil". Esta é uma musicalização mais ativa para crianças de três a seis anos. Com a supervisão de um professor de música e a inserção de instrumentos percussivos e harmônicos, a criança desenvolve coordenação motora, ritmo corporal, desenvolvimento da fala, distinguir timbres sonoros, cantigas de roda e muitos outros benefícios.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo