10 motivos para as crianças estudarem música: parte 1

A música, no desenvolvimento da criança, sempre teve uma parte importante no processo de aprendizagem. Olhando as necessidades das crianças, o ensino da música oferece musicalização na área da educação, a importância da disciplina nos estudos escolares, o desenvolvimento de trabalho em equipe, e outros pontos que iremos abordar nesse post.


  • Linguagem corporal da criança

Quando a criança desenvolve capacidades motoras do corpo através do ensino musical, ela cria uma linguagem corporal mais aguçada. A música ajuda no desenvolvimento da expressividade corporal que vem através de cantigas de roda, danças, tocar um instrumento, bater palmas, e outros movimentos que a criança pode desenvolver.

  • Memória auditiva

A memória auditiva é desenvolvida quando a escuta do indivíduo é trabalhada através da música. No caso das crianças, isso também ocorre. Ao estudarem música desde cedo, elas desenvolvem percepção auditiva, reconhecimento das notas, linguagem musical e uma memória auditiva. Deixando a escuta mais sensível a reconhecer sons agudos e graves, timbres sonoros de instrumentos e assim sucessivamente.

  • Trabalho em equipe

Estudar música na infância incentiva o trabalho em equipe. Crianças que estudam um instrumento musical, têm maior facilidade de se relacionarem com outras pessoas. No futuro, essas crianças terão mais afinidade com os colegas de trabalho, faculdade, reuniões e etc.

  • Desenvolvimento da inteligência

Nos primeiros anos de vida da criança, o cérebro está no auge de sua plasticidade cerebral. Por isso, esta é a melhor fase para ensinar algo novo às crianças. As crianças podem ter grandes proveitos ao estudarem música desde cedo. Estudar um instrumento, por exemplo, desenvolve domínio motor, fortalece a memória, equilíbrio, firmeza nas mãos, e outros benefícios que a música traz nesta fase.


Em nosso próximo post traremos mais motivos para as crianças estudarem música.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo